I.Enquadramento e Envolvente

Campo Benfeito beneficia de uma localização estratégica. Está integrada na Serra do Montemuro, onde outrora se desenvolvia a transumância dos rebanhos da Serra da Estrela [i]. Situa-se no limite norte da Beira Alta, fazendo fronteira com a região de Trás-os-Montes. Parte da aldeia está numa cota superior a 1.000 metros de altitude.

Está a poucos quilómetros do Rio Douro e do Rio Paiva, locais onde se pode desfrutar de actividades de lazer e de desporto que aí são desenvolvidas. Fazemos destaque para a Praia da Folgosa, a praia fluvial existente no concelho de Castro de Daire e que dista a menos quilómetros da aldeia.

Pela proximidade às regiões de produção de vinho do Douro, do PortoVerde e Dão, a estadia na casa Ares do Montemuro pode ser complementada com a visita às quintas de produção vitivinícola e às múltiplas adegas existentes.

Ainda no concelho de Castro Daire, pode aceder aos benefícios dos tratamentos termais através dos programas disponíveis nas Termas do Carvalhal.

Neste e noutros concelhos poderão encontrar uma riqueza patrimonial ímpar, uma oferta gastronómica com raízes regionais, e produtos agrícolas, pecuários ou transformados de enorme qualidade de que destacamos: o presunto, o salpicão, a broa (de milho e de mistura) e a vitela arouquesa. Não deixe de consultar a proprietária caso queira participar nas atividades da horta e se quiser também poderá aceder a produtos agrícolas locais.

Se quiser fazer alguns percursos pedestres siga aqueles que estão homologados. Aqui sugerimos aqueles que existem em Castro Daire, concelho em que se insere a casa, e Lamego, a cidade mais próxima de Campo Benfeito.

Hoje, a aldeia conta com cerca de meia centena de habitantes [ii], ultrapassando os 70 nas estações quentes. A ligação à terra mantém-se para aqueles que ainda aí persistem, seja em regime de exclusividade ou de pluriatividade. A maior parte daqueles que aqui residem trabalham na própria aldeia, seja na área da agricultura ou pecuária, do artesanato, da cultura, da construção civil, do ambiente e outros serviços.

Na casa Ares do Montemuro são disponibilizadas informações turísticas adicionais relativas ao território envolvente à aldeia.


[i] Sousa, Joaquim Soares, Jorge Oliveira, Lúcia de Jesus e Vítor Martinho (2005), “A transumância para o Montemuro: um pretexto para o desenvolvimento rural” in Millenium, nº 31, disponível em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium31/12.pdf

VOLTAR A “TERRITÓRIO”